Quem somos
A Classe Access surgiu em 1992 pela mão do Australiano Chris Mitchel, diretor e designer da marca, como linha de vela para o desporto náutico adaptado.
Março de 2008 é fundada na cidade do Porto sobe a responsabilidade de José Albuquerque, a Associação Portuguesa Classe Access.
E desde então surge o interesse de vários clubes a nível nacional em desenvolver e promover a modalidade e a Classe.
No ano de 2009, surge a motivação conjunta de alguns clubes nacionais de forma a organizar e realizar formalmente campeonatos. O Clube Naval do Funchal, dá o mote a organiza o Encontro nacional de Vela Adaptada e 1º Campeonato da Madeira da Classe Access 2.3, contando com a presença, do primeiro Classificador Nacional Pedro Cunha por forma a classificar os velejadores.
Em Março de 2010 a Classe Access passa a constar no calendário oficial de provas da FPV, sendo organizadas duas provas de apuramento nacional e o respectivo campeonato nacional de Classe Access 2.3.
Em 2008 Chris Mitchell, anuncia a alteração do nome da Classe Access para, Hansa Sailing Systems.
No ano de 2019 a Federação Portuguesa de Vela inclui no calendário nacional, na prova Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, a Classe Hansa 303 Individual.
Atualmente existem cerca de 12 clubes nacionais e, mais de 30 velejadores a competir na Classe Hansa.